24/12/09

Você é viciado em twitter?



Hoje li uma notícia (no twitter) sobre os transtornos emocionais ocasionados pelio microblog, em algumas pessoas, o motivo: Sentem necessidade compulsiva em ter seguidores e fazer indicações (#FF, #FW, e por aí vai). O importante é ter muitos followers, não importando que não fale com os mesmos e que não escreva nada de importante em 140 caracteres. Esse é apenas um dos comportamentos considerados problemáticos nesta rede (problemáticos para quem?).

Mas quais são os vícios que o twitter acarreta?

Muitos confessam que sonham com pessoas do twitter e que ao acordar a primeira coisa que faz não é escovar os dentes e sim twittar: Sonhei com o fulano hoje!

E quando o assunto é twitter, encontramos aos montes os 'especialistas' que nos dizem como devemos nos comportar neste ambiente.

Cuidado: Erros de português jamais devem ser cometidos, caso ocorra você está condenado a virar 'chacota' de alguns ditos 'sábios da língua portuguesa' e é óbvio que estes não erram nunca. E com isso surge uma nova 'nóia': O medo de escrever e ver seu tweet em sites que sobrevivem (?) dos erros dos outros (herrar não é mais umano).

Uma característica também que acomete muitos usuários do twitter é o RT de famosos. Seguir famoso não é novidade, 'tietes' sempre existiram. A diferença que antes os fãs seguiam seus ídolos nas aparições da TV e shows e mandavam cartas quilométricas para os mesmos. (quando não jogavam cartinhas no palco). Atualmente os 'ídolos' tem muitos followers e basta um pio dado que logo em seguida RTs preenchem a timelime de todos. E aí que se percebe a buscam frenética em se tornar um ídolo no twitter . Infelizmente nem sempre usam twittadas inteligentes e interessantes para chegar a esse patamar, o twitter está cheio de pessoas que se dizem formadores de opinião mas que a única coisa que fazem é usar o que a pessoa disse contra ela (lembram de Andrea Doria?)

O problema não está no twitter em si, como diz a frase no final da charge acima: De vez em quando uma novidade surge na internet para aproximar as pessoas e facilitar a vida da gente. Mas nem sempre as pessoas usam na medida certa.

Dica: Encontre neste texto erros de português e não me avise aqui nos comentários. Faça um print e use no seu blog e divulgue bastante no twitter. Use o que eu disser contra mim.

Um comentário:

  1. Eu sabia que Twitter viciava, mas não que podia causar "nóia". Aposto que provoca "bad trips" também.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails